Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.
A ergonomia pode ser aplicada a qualquer tipo de tarefa, até a atividades do dia-a-dia, incluindo a utilização de computadores. Neste contexto, podemos considerar a posição das coluna, o nível dos olhos em relação ao monitor e até mesmo as posições do rato e do teclado, etc.
Em geral, os utilizadores de computador mais ativos optam, em geral, por investir em computadores fixos, o que obriga à adaptação de posições mais usuais, pelo contrário dos utilizadores mais casuais, que normalmente estão sujeitos a posturas de maior risco, como em sofás, camas(...).
No seguinte vídeo, podemos observar um utilizador irresponsável em relação à sua postura perante um período extensivo em frente ao seu portátil da Apple. Para justificar a sua perguiça perante tal atividade, optou por investir num equipamento totalmente dispensável.
As críticas apontadas aos utilizadores de computadores podem, no entanto, ser generalizadas para vários tipos de atividades, como ler, escrever, ver televisão, jogar videojogos, entre outras.
Na nossa opinião, a ergonomia tem uma grande importância na execução saudável de várias atividades que parecem totalmente inofensivas, mas deve ser moderada quando se torna exagerada na maneira como é interpretada.
Para finalizar, resolvemos mostrar uma imagem que serve de exemplo à ergonomia num ponto exagerado.
Sem comentários:
Enviar um comentário