quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Formatos de armazenamento

Compressão de imagens

Compressão de imagens, em informática, é a aplicação de compressão de dados em imagens digitais.
O tipo de compressão aplicado pode apresentar, ou não, perda de dados.


A compressão sem perda de dados é normalmente aplicada em imagens em que a qualidade e a fidelidade são importantes. São exemplos deste tipo de compressão os formatos: GIF e TIFF (apesar de algumas variantes deste terem perda de dados).


A compressão com perda de dados é utilizada nos casos em que a portabilidade e a redução da imagem são mais importantes que a qualidade. É o caso das máquinas fotográficas digitais em geral, que gravam mais informação do que o olho humano detecta: alguns sistemas de compressão usam este facto, como vantagem, podendo por isso desperdiçar dados "irrelevantes". O formato JPEG usa este tipo de compressão em imagens.



Vantagens 


A vantagem dos métodos de compressão com perda de dados sobre os sem perda de dados é que normalmente consegue-se um ficheiro comprimido de menor dimensão, mantendo, no entanto, uma qualidade mínima em relação ao original, conforme o objectivo que se pretende.

A compressão sem perda de dados é normalmente usada em som, imagens e vídeo/animação.
Quando um utilizador recebe um ficheiro comprimido com perda de dados, esse ficheiro posteriormente descomprimido pode ser bem diferente do original ao nível do bit e, no entanto, ser quase idêntico numa observação normal para o olho ou ouvido humano.


Formatos

BMP (Bitmap) - É um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows,
o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.


                                              GIF (Graphics Interchange Format)
Formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original; Ficheiros que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet. Não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor) e é lido por muitos programas. O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a
transparência, a animação e o entrelaçamento. Uma imagem entrelaçada no formato GIF é visualizada no browser com uma resolução crescente à medida que vai sendo carregada.



                                              JPEG (Joint Photographic Experts Group)
Formato muito popular para compressão de ficheiros, com vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem. A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu. É um formato especial para trabalhar em páginas Web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, às vezes, menores do que os do formato GIF.




                                           

PNG (Portable Network Graphics)
Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.



                     





PDF (Portable Document Format)
 Formato criado com o programa Adobe Acrobat. Muito usado para converter e comprimir de fora substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.

                                             



TIFF (Tagged Image File Format)
Formato sem compressão. Muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização; É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato;
Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.








Vetorial- baseia-se em fórmulas matemáticas que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos paramétricos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.



CDR (CorelDRAW)- É o formato utilizado na aplicação CorelDRAW

SXD (OpenOffice.Org DRAW)- O formato SXD do OpenOffice.org Draw permite, de forma simples, o desenho vetorial em trabalhos.

SVG (Scalable Vector Graphics)- O SVG tende a ser um formato-padrão para a Web, especificado pela W3C e definido sob a linguagem XML.

PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript)- Os formatos PS e EPS são reconhecidos por quase todos os programas de edição de texto ou de imagem que suportam imagem vetorial.

WMF (Windows Meta File)- É reconhecido pela maioria dos programas de edição de texto ou de imagem do Microsoft Office.


























Sem comentários:

Enviar um comentário