Qualquer imagem computadorizada é formada por pixels. O pixel é a unidade/fração mais pequena de uma imagem, ao qual pode ser atribuída uma cor (por pixel), cuja profundidade descreve a quantidade de bits utilizados para a representar: bpp (bits per pixel).
Quantos mais pixels existirem numa imagem, maior a sua resolução, e consequentemente, quanto maior a resolução, mais espaço a imagem ocupa.
Pixelização vs Alta resolução
Modelos de cor existentes:
Os modelos de cor permitem obter várias combinações de cores de modo a adaptarem-se ao olho humano. De seguida especificamos cada modelo de cor existente.
RGB - Também conhecido como modelo aditivo, admitem a presença da cor branca através da junção das cores Vermelha, Verde e Azul. É utilizado em dispositivos eletrónicos como monitores de TV e computador, scanners, máquinas digitais, etc.
CMYK - Conhecido como modelo subtrativo, forma a cor preta através das cores formadas pelo modelo anterior: Ciano, Magenta e Amarelo. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível.
HSV - É definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value).
Valor - representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
Saturação - é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas numa cor.
Hue - Exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus e, como a saturação, é um elemento de crominância (fornece informação relativa à cor).
YUV - Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Este modelo permite representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo, adequando-se mais à visão humana.
Este modelo é adequado a televisões a cores e vídeo, pois permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância.
Sem comentários:
Enviar um comentário